VITÓRIA DA SOCIEDADE CIVIL: APROVADO ALERTAS PARA ALÉRGICOS E CELÍACOS NAS BULAS DOS REMÉDIOS

No fim de 2022, a Anvisa aprovou mudanças na legislação de medicamentos. Dentre as mudanças, passará a ser obrigatória a informação sobre a presença dos principais alergênicos na bula dos medicamentos.

Essa conquista está estampada na Instrução Normativa – IN n° 200, de 12 de dezembro de 2022, segundo a qual, no caso da presença de algum componente derivado de um dos principais alimentos alergênicos, a bula deve indicar:

Atenção: este medicamento/vacina contém ————-.

Essa conquista é fruto de muito trabalho e articulação do Põe no Rótulo, Alergia Alimentar Brasil e FENACELBRA, que há anos levam esse pedido à Anvisa em reuniões presenciais, on-line, por meio de petições…

Por vezes, os processos não caminham no ritmo que gostaríamos – e necessitamos – mas é muito gratificante quando a resposta da Agência chega e damos mais um passo na garantia da segurança e acolhimento da população que convive com alergia alimentar e doença celíaca.

A norma entra em vigor no dia 3 de julho de 2023 e as empresas terão até 2 anos para fazer os ajustes nas bulas. Até lá, seguimos com a atenção redobrada e, na dúvida, consultar o Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa fabricante.