A equipa de gastrenterologia do Serviço de Pediatria do Hospital de Braga organiza amanhã, dia 18, pelas 15:00, no Colégio Imaculada Conceição, em Braga, a XXIII Festa Anual dos Celíacos. Este encontro, que se organiza há 23 anos consecutivos, junta crianças e adolescentes celíacos, e as respetivas famílias, no sentido de promover a integração e partilha de informações e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e controlo da doença.

A doença celíaca é uma patologia que afeta, em média no distrito de Braga, uma em cada 134 pessoas e caracteriza-se pela intolerância crónica ao glúten, contido no trigo, cevada e centeio. De acordo com um estudo recente coordenado por Henedina Antunes, responsável pela área de gastrenterologia e nutrição pediátrica do Hospital de Braga e desenvolvido por Daniela Araújo, no âmbito de um mestrado integrado em Medicina, 45% das crianças do distrito de Braga não são diagnosticadas, isto é, por cada criança diagnosticada existe uma que desconhece ter doença celíaca. A nível europeu este valor eleva-se para 80% de crianças não diagnosticadas, de acordo com os últimos dados divulgados pela Sociedade Europeia de Gastrenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica (ESPGHAN).

A Festa dos Celíacos contará com a presença de representantes da Associação Portuguesa de Celíacos e de Noádia Lobão, nutricionista brasileira e Presidente do COINE – Congresso Internacional de Nutrição Especializada & Expo sem Glúten, que se realiza anualmente no Brasil.

A animação estará a cargo da Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga. Após o momento musical segue-se um lanche inteiramente confecionado sem glúten.

Clique aqui para ver o post original.