Em época de pandemia de coronavírus muitas dúvidas surgiram em relação à Doença Celíaca (DC):
-Afinal, sou ou não grupo de risco?

  • Tenho uma Doença crônica e devo tomar vacina de influenza?

A pandemia é algo muito novo, são poucos os estudos conclusivos até agora e o que predomina é a incerteza e desinformação. A história natural da Covid-19 está sendo aos poucos conhecida e sua evolução permanece uma grande incógnita. Ainda não sabemos se haverá um agravamento da infecção somente pela condição celíaca, sem outras patologias associadas. As situações em que a infecção por covid-19 se agrava está relacionado aos portadores de hipertensão, diabetes, doenças cardiológicas e doenças pulmonares crônicas.

Até agora não houve inclusão da DC como grupo de risco e celíacos devem, portanto, seguir as mesmas orientações dadas pelo Ministério da Saúde para a população em geral. Sair de casa somente se for estritamente necessário e sempre usar máscara. Lavar as mãos constantemente com água e sabão e usar álcool gel quando possível. Lembre-se de todos os cuidados em relação à higiene ao retornar para sua casa. Mas, sem dúvidas, o mais importante é manter-se livre de contaminações e seguir rigorosamente uma dieta isenta de glúten.

Sobre a vacina da gripe:

É sabido que alguns celíacos são mais suscetíveis a infecções por determinados grupos de vírus e bactérias, dentre eles podemos destacar Streptococcus pneumoniae e Influenza.

Entre 16 de abril a 9 de maio, acontecerá a segunda fase da vacinação para Influenza no Brasil. Essa fase contempla também doentes crônicos, e, celíacos certamente estão incluídos nessa categoria, afinal são portadores de Doença Crônica Autoimune.

Procurem a Unidade de Saúde mais próxima munidos de sua carteira de vacinação, façam a vacina para Influenza e também a pneumocócica!

Protejam-se!

Dra. Danielle Kiatkoski CRM-Pr 14254 / RQE 9142
Gastroenterologista do INCIGAP – Instituto de Cirurgia e Gastroenterologia do Paraná