A doença celíaca é uma condição sistêmica que se caracteriza pela intolerância permanente ao glúten (presente no trigo, no centeio e na cevada). Ela ocorre em pessoas que têm uma predisposição genética. Nessas pessoas, o glúten desencadeia uma resposta inflamatória no intestino, que leva à liberação de mediadores inflamatórios, causando alterações não só no próprio intestino, mas também em diversos outros locais do corpo.

A doença celíaca já foi considerada uma doença rara, mas, graças à melhora dos exames para diagnóstico e conscientização dos profissionais da área da saúde e também da população, têm sido feitos mais diagnósticos. Ressalto aqui o trabalho da Acelbra como provedora desses conhecimentos.

A dificuldade desse diagnóstico se deve às diferentes manifestações da doença. O quadro mais clássico provoca diarreia, má absorção de nutrientes, perda de peso, desnutrição, dor e/ou inchaço da barriga e parada de crescimento em crianças. Mas
outros sintomas podem aparecer, como sensação de empachamento, aftas de repetição e intestino preso. Outras condições ainda menos pensadas podem ocorrer sem que haja nenhum sintoma em nível intestinal. São elas: anemia que não responde
ao tratamento com ferro, alterações do esmalte dentário, baixa estatura, dermatite herpetiforme, fraqueza óssea, infertilidade, depressão e outros sintomas neurológicos.

Também temos que estar atentos a algumas situações que são fatores predisponentes para a doença, como familiares de celíacos, pacientes com diabetes do tipo 1 e outras doenças autoimunes e algumas síndromes genéticas, com síndrome de Down.
A importância do diagnóstico precoce está primeiramente no alívio dos sintomas para o paciente e na melhora do estado nutricional. Também ressalto a prevenção das consequências do consumo do glúten para os celíacos: alterações do
crescimento, baixa estatura, osteoporose, anemia, infertilidade, alterações do humor e até mesmo linfoma. O diagnóstico da doença celíaca é fundamental para a saúde desses pacientes, proporcionando-lhes bem-estar físico e mental.


Dra. Paula Valladares Guerra Resende
Gastroenterologista Pediátrica pela Sociedade Brasileira de Pediatria
Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da UFMG
Doutora em Pediatria pela UFMG
Coordenadora do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do HC-UFM